TPM* do VENDEDORI º - ATO – O FATO GERADOR
Que tal abrir um jornal de grande circulação e encontrar uma manchete com o título : “Empresas preocupadas com resultados, querem acabar com a TPM dos seus vendedores” Seria um alívio, não ? Parece piada mas diríamos, sem medo de errar, que a TPM citada ainda é um dos grandes males que afligem muitas das Equipes de Vendas de organizações contemporâneas. Desculpem se em alguns momentos utilizamos uma terminologia mais chula, mas acreditamos ser necessário. Senão vejamos: Quantas empresas ainda ditam suas Metas de Vendas pelo puro interesse da “DIREÇÃO” em aumentar seus resultados em X%, sem considerar a realidade de seu Mercado nem os conhecimentos acumulados de seus Vendedores (VIDE QUADRO I - A Alegação de Cima). (Se existisse um “Código de Trânsito” para esses caras, essa atitude seria classificada, no mínimo, como uma infração denominada “Direção Perigosa”.) Quantas organizações ainda estipulam seu Planejamento de Vendas usando os resultados alcançados no ano anterior, mais Y% de crescimento desejado, mas não planejado, pensado, estudado, estrategicamente desenvolvido, etc. Quem não conhece o “Achólogo” de plantão (Internos e Externos), que se encastela em sua sala, normalmente com um título bonito, mas que a maioria não sabe traduzir direito o que ele faz e que, mesmo não conhecendo o Mercado e os Clientes, mas baseado em seu Mestrado e MBI de “Achologia Aplicada”, desenvolve um produto ou plano inédito, que garante ser revolucionário em seus resultados, que no entanto nunca foi testado, não sendo sequer previamente analisado a luz das necessidades dos clientes, e no entanto passa a ser motivo de acréscimo “goela a baixo”, de Z%, no volume de vendas previstos. AH!!! – O Gerente de Vendas que recebe a Meta Global, finge que concorda e acredita, pega seu cadastro, conta o número de Vendedores em atividade, divide a ME_ _ (T)A pelo número de Vendedores e está pronto o coquetel capaz de matar qualquer Vendedor Profissional de TPM. Ainda o mesmo Gerente ou Supervisor, convencido de sua lealdade espartana, recebe a Meta desenvolvida “NA CÚPULA” (dizem as más línguas “NAS COXAS”) e acometidos da “Síndrome da Disneylândia Alcóolica”, transmitem a ME_ _ (T)A, de forma autocrática, em uma reunião formal com todos os seus liderados, como se estivesse falando para uma porrada de Patetas. É Patético.
Eis alguns dos “vírus” causadores de TPM de Vendedores, sei que existem outros, alguns atacando em “surtos” repentinos, difíceis de diagnóstico prévio e portanto de controlar, mas desenvolvendo “antídotos” para os mais conhecidos, podemos evitar a epidemia constante de TPM. (VIDE QUADRO II – PS.) Caso contrário, utilize produtos da Indústria Farmo-Psico-Jeitosa, dos quais apresentamos alguns dos medicamentos disponíveis. (VIDE QUADRO III – Os Medicamentos)
Basilio Castelo Branco
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