PROJETO - “SKUNKWORK”

"Skunkworks", é uma forma não-convencional de organizar pequenos “times” em torno de uma missão específica de grande pressão, velocidade, altamente sigilosa e principalmente inovadora.

As origens do "Skunkworks" em inglês "skunk" significa "gambá" e "works" refere-se a “lugar onde algo é produzido”, nasceu dos quadrinhos do cartunista Al Capp, "L'il Abner" ("Ferdinando Busca-Pé"), como denominação para uma destilaria clandestina de caipiras norte-americanos. Utilizado pela Lockheed Aircraft para denominar a equipe responsável no final da segunda guerra pelo desenvolvimento, em tempo recorde, do primeiro avião a jato norte-americano o XP-80.

Características do Projeto “Skunkworks”:

•  Vida curta e de prazo determinado;
•  Sigilo no desenvolvimento e implantação;
•  Carga pesada de trabalho e sempre que possível com tecnologia avançada;
•  Orçamento e prazos apertados;
•  Poucas regras operacionais;
•  Equipes pequenas;
•  Líderes carismáticos.

PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS:

Necessidade de criação, desenvolvimento e manutenção de equipe comercial de profissionais, com perfis diferenciados, especializados, com resultados excepcionais e altamente adaptados na implementação de modelo inovador de trabalho.

Importância da identificação dos profissionais possuidores de alto “drive” de realizações e desempenho, bem como da capacidade de retê-los.

Necessidade de desenvolver e validar "modelo diferenciado de atuação", considerando as experiências de modelos nacionais e internacionais existentes no mercado, e seus resultados, bem como tratar, se necessário, tal modelo como uma possível inovação estratégica na estrutura da forças de vendas diretas e/ou indiretas (distribuidores, representantes, etc..) cujos resultados possam vir inclusive a apoiar mudanças em algumas premissas das políticas de comercialização.

Inovar com uma proposta que preconize, desde o início, além da “carreira”, o surgimento e desenvolvimento interno de novos líderes de representantes / distribuidores, alicerçados por modelo de gestão que utilize como uma de suas bases a constituição de “times”, modelo este que desenvolve uma rede de relacionamento forte e saudável voltada para resultados.

Necessidade de consolidar um novo “modelo diferenciado de atuação” com tecnologia (ferramentas informatizadas), que propiciem a efetiva gestão dos processos da operação, desenvolvendo / explorando estratégias eficazes de identificação, qualificação, contato, penetração e potencialização de nichos de mercado (utilizando inclusive Web-sales), paralelamente a adoção de procedimentos que modernizem, agilizem e ampliem os resultados, não esquecendo da manutenção da qualidade dos negócios realizados. Os conceitos aqui emitidos estão em consonância com os modernos princípios da Gerência de Relacionamento com Parceiros (Partner Relationship Management) cujo cerne é não só gerar mais negócios de qualidade como manter a fidelidade dos parceiros e clientes.

Validação de metodologia de Implantação e Manutenção deste modelo de Equipe, o que pressupõe a formatação e adequação dos processos de Captação, Treinamento, Desenvolvimento e Remuneração, que permitam sua disseminação e configure-se como uma vantagem competitiva de atuação em relação à concorrência, ou mesmo embrião de novo modelo de canal de distribuição.

OBJETIVOS:

•  Criação e manutenção, em curto período, de canal estratégico ou experimental de comercialização através de equipe profissionalizada e especializada, de alto desempenho, com foco nos canais de pessoas jurídicas (corporativas e pequenas/médias empresas) concentradas em nichos específicos de mercado.

•  Estabelecer as bases normativas para o desenvolvimento de uma estrutura vendedora e promocional modular, operando inicialmente como Grupo Restrito e Exclusivo de uma determinada Unidade / Estabelecimento.

•  Implantar sistema informatizado de apoio às atividades de vendas e de gestão comercial com o objetivo de gerar mais clientes e negócios por clientes, bem como a manutenção da fidelidade dos parceiros.

•  Propiciar o surgimento de novas lideranças e conseqüente crescimento com o desdobramento dos grupos e das equipes.

Princípios para implantação de um Projeto "Skunkworks":

  1. O Gerente do “Skunkworks” deve ter controle total do projeto em todos os seus aspectos, e deve se reportar apenas a um Diretor Geral do Projeto, ou a alguém mais alto ainda.
  2. O número de pessoas ligadas ao projeto (equipe), em todos os níveis, inclusive colaboradores, deve ser restrito ao mínimo; um número pequeno de "pessoas eficazes".
  3. Um sistema simples de preparar e aprovar negócios deve prevalecer, com grande flexibilidade, para fazer correções.
  4. Deve ser limitado o número de relatórios exigidos, mas todo trabalho importante deve ser bem documentado.
  5. O fluxo de sustentação financeira tem que ser mantido em dia.
  6. Deve haver entre contratante e contratada cooperação estreita e contatos diários para acelerar decisões e evitar mal-entendidos e o excesso de correspondência.
  7. A remuneração da equipe deve ser baseada no desempenho.
  8. O Tempo para chegar até a avaliação final do projeto deve ser o menor possível, o que deve levar a custos reduzidos, maior flexibilidade para mudanças, desempenho geral melhorado e menos riscos.