O objetivo aqui é informar sobre alguns dos conceitos por nós citados e utilizados.

ANDRAGOGIA - A Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender. Vide informações complementares.

COMPETÊNCIAS - Origem do termo competência vem do fim da idade média, restrito à linguagem jurídica, significando que determinada corte, tribunal ou indivíduo era "competente" para realizar um dado julgamento. Posteriormente passou a ser utilizado também para designar alguém capaz de pronunciar-se sobre certos assuntos. Com o tempo, começou-se a utilizar a expressão para qualificar pessoas capazes de realizar um trabalho bem feito, e finalmente passou a uma abrangência maior, englobando conhecimentos, habilidades e experiências voltadas para o exercício de uma função na empresa.

O conceito atual (Durand – 1998) engloba conhecimentos, habilidades e atitudes. Dimensões (cognitiva, profissional e individual) interdependentes que moldam-se às características específicas de cada situação de trabalho.

Para fins de aplicação práticas podemos resumir que “ser competente” é o resultado positivo obtido pelo indivíduo na aplicação dos conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer), atitudes (como faz) e intuição (o que percebe).

Competência refere-se ao resultado prático obtido pelo que foi feito.

HABILIDADES – Capacidade de realizar uma tarefa ou conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões exigidos pelas organizações. Usando para isto seus conhecimentos teóricos, aptidões pessoais e de aplicação prática.

Habilidade refere-se ao que e como foi feito.

CUSTOMIZAÇÃO - Customizar é o ato da Megaservice adequar os seus conteúdos às necessidades identificadas junto ao cliente.

PERSONALIZAÇÃO - Personalizar significa envolver a participação do próprio cliente no desenvolvimento e criação de conteúdos específicos a serem executados.

VENDA CONSULTIVA – Processo de comercialização onde o preponderante é o atendimento e solução das reais necessidades do Cliente.

VENDEDOR CONSULTOR - Profissional especialista em determinados campos de ação de uma atividade, capaz de assessorar pessoas e empresas na escolha correta dos produtos e serviços capazes de satisfazer plenamente suas necessidades.

ANDRAGOGIA

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

“O ADULTO É SUJEITO DA EDUCAÇÃO E NÃO O OBJETO DA MESMA”.

“A Andragogia é a grande revolução tecnológica para obtenção da excelência organizacional, uma vez que ela trata do desenvolvimento da pessoa adulta”.

Tofler, Alvin. LEARNING FOR TOMORROW. Vintage, USA, 1974

Comparando o aprendizado de crianças (pedagogia) e de adultos (andragogia), se destacam as seguintes diferenças:


Características da Aprendizagem


Pedagogia


Andragogia

Relação Professor/Aluno

Professor é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem.


A aprendizagem adquire uma característica mais centrada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem.

Razões da Aprendizagem


Crianças (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um curriculo padronizado)

Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).

Experiência do Aluno

O ensino é didático, padronizado e a experiência do aluno tem pouco valor


A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.

Orientação da Aprendizagem

Aprendizagem por assunto ou matéria


Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar a solução.

Prof. Roberto de Albuquerque Cavalcant

Princípios da Andragogia:  

"Entender para querer, saber para fazer".


Inspiração:
Diferente das crianças, os adultos querem saber porque devem aprender. Dê uma razão tangível e significativa para cada conteúdo, demonstrando seus benefícios palpáveis.

Informação:
Pré-dispostas a aprender, os adultos querem conhecer a informação e saber como agir para usá-la. Forneça os hábitos de sucesso específicos que produzirão resultados ótimos.

Implementação:
Adultos aprendem melhor fazendo. Disponibilize meios para que os princípios e habilidades apresentados sejam vivenciados na prática.

Integração:
Possibilite o mapeamento individual para que o treinando possa reforçar a experiência de aprendizagem. Materialize um Plano de Ação e/ou Mapa do Sucesso.