ACADEMIA DE CAMPEÕES

  Nossa matéria versa sobre campeões, esses homens, mulheres, equipes ou mesmo empresas que, dentre os demais, destacaram-se por seus resultados. Se você atua na área de vendas e não tem a ambição de estar e permanecer entre eles, alguma coisa está errada. A intenção e vontade de estar no topo faz parte, poderíamos dizer sem dúvida, da vida daqueles que atuam nesta área.

Ser CAMPEÃO é, e sempre será, um dos objetivos do profissional de vendas.

Pensando assim, a experiência de muitos anos na atividade nos levou, além do lido a respeito, às seguintes conclusões:

CUSTO DA CONQUISTA

Chegar “lá no topo” exige na grande maioria das vezes muito esforço e genialidade. Esforço pois, como diz o (velho) provérbio: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Genialidade, pois o fato de “ter chegado lá”, não significa não ter cometido erros, muito pelo contrário, muitas vezes cometemos mais erros, porém fomos ágeis e geniais em identificar, mudar e aprender com os mesmos.

Não se chega ao topo impunemente, tem que se pagar o “preço” e aprender com os erros.

  Quantos “quase Campeões” você conhece?
Já notaram que nunca um VICE tem o mesmo tratamento que um CAMPEÃO?

Faça algumas entrevistas com os “quase” e você vai notar que a maioria tem consciência que faltou só um pouco mais de esforço. Tenho certeza, que você vai se espantar quando verificar que o número de vezes que esse “um pouco mais” que faltou foi, em sua maioria, no final, na chegada, impressionante.

O segredo é não parar enquanto não chegar lá.

  Os “Campeões” se propõem a fazer todos os esforços necessários para chegar lá, mas têm uma visão clara do que querem como resultados da conquista. Não se propõem a esforços sem contrapartida.

O resultado tem que compensar o esforço realizado.
Campeões não vivem de sonhos e enganos.

O PESO DA POSIÇÃO

Não conheci nenhum vencedor que tenha permanecido no topo, que não tenha consciência do esforço maior ainda para permanecer lá. Aquela história de “crie a fama e deite-se na cama” foi idealizada para uma era que não existe mais, principalmente na área comercial, onde se vive de desafios constantes.

Chegar lá é mais fácil que permanecer lá.

    Quando se está no topo, ficam todos de olho na gente, todos acham que por estar lá, o “Campeão” tem e deve ser capaz de superar todos os obstáculos que encontrar e o pior, a cobrança além de vir de todos os lados, vem também de dentro da gente. Campeão que se preza, se cobra antes dos outros cobrarem e transforma essa cobrança em ação, porém consciente de seus limites.

Excesso de cobrança até atrapalha, o que resolve é ação.

CAMPEÃO carrega “imagem de campeão”, ou seja, todos esperam dele um alerta constante e um semblante de vitória e tranqüilidade de quem sabe o que está fazendo e os resultados que irá alcançar.

Campeão não reclama, campeão reivindica, apresenta fatos e soluções.

CAMPEÃO não consegue se ver como “Ex”, aliás, quem gosta de ser “Ex” em alguma coisa que foi e é boa?

Você conhece alguém que já esteve lá no topo, não está mais e diga que está bem desta forma?

Só se estar lá hoje não for bom ou estiver, hoje, sem condições físicas ou mentais para disputar de novo.

Uma vez Campeão, sempre campeão.

  O VALOR DA SITUAÇÃO

Quem é campeão sempre é tratado com consideração e respeito, suas solicitações são analisadas com critério antes de uma decisão. Fica mais fácil negociar.

Campeão pode e deve ser até chato em suas reivindicações (sem exageros), principalmente se os seus resultados dependem delas.

Quem é campeão é sempre procurado e chamado para novos desafios e negócios, as oportunidades se multiplicam. E o campeão deve saber separar as reais oportunidades das aventuras.

Não querer estar e ganhar todas.

SEGREDO DOS PARCEIROS

Quem tem um campeão ao seu lado, tem receio de perdê-lo.

Seja tão fiel quanto gostaria que seu parceiro fosse.

  Quem tem um campeão quer sempre contar com ele por perto para auxiliar nas decisões.

Seja humilde e só se envolva naquilo que efetivamente possa contribuir.

  Só não vão ajudar você a permanecer no topo se tiverem motivos justos ou se forem mau caráter.

Saiba escolher com quem trabalha.

  Finalmente, alguns hábitos que são comuns aos campeões:

  • Eles são responsáveis por definir seu caminho e vida;
  • Acreditam e constroem em torno de uma causa própria, propósito que perseguem;
  • Planejam;
  • Não reclamam da vida, vivem intensamente;
  • São pró-ativos;
  • São especialistas e auto estimulados a serem os melhores.

Pois foram todas as conclusões acima , que sabemos não esgotar o assunto que nos levaram, conforme o título “ACADEMIA DE CAMPEÕES”, a criar um espaço onde os Campeões pudessem desenvolver ainda mais suas habilidades e conhecimentos, aqueles que pretendem chegar ao topo pudessem exercitar e estimular seus potenciais. Por isso nasceu a “ACADEMIA DO SUCESSO EM VENDAS”, espaço para quem é e quer ser e manter-se entre os Campeões.

 

Basilio Castelo Branco
Diretor da Megaservice Assessoria Empresarial e da Academia do Sucesso em Vendas
www.megaservice.com.br - basilio@megaservice.com.br
Artigo publicado na revista Venda Mais Nº 77